sábado, 6 de abril de 2013

Você é um envelhecente?



                                    Você é um evelhecente?
            Se você tem entre 45 e 65 anos, preste atenção no que se segue. Se você for mais novo, preste também, porque um dia vai chegar lá. E, se já passou, confira.
            Sempre me disseram que a vida do homem se dividia em quatro partes: infância, adolescência, maturidade e velhice. Quase correto. Esqueceram de nos dizer que entre a maturidade e a velhice (entre os 45 e os 65), existe a ENVELHECÊNCIA.
            A envelhecência nada mais é do que uma preparação para entrar na velhice, assim como a adolescência é uma preparação para entrar na maturidade. Engana-se quem acha que o homem maduro fica velho de repente, assim da noite para o dia. Não. Antes a envelhecência. E se você está em plena envelhecência, já notou coloque os óculos e veja como este nosso estágio é maravilhoso.
            Assim como os adolescentes, os envelhecentes também gostam de meninas de vinte anos.
            Os adolescentes mudam a voz. Nós, envelhecentes, também. Mudamos nosso ritmo de falar, o nosso timbre. Os adolescentes querem falar mais rápido; os envelhecentes querem falar mais lentamente.
            Os adolescentes vivem a sonhar com o futuro; os envelhecentesvive a falar do passado. Bons tempos...
            Os adolescentes não têm ideia do que vai acontecer com eles daqui a 20 anos. Os envelhecentes até evitam pensar nisso.
            Ninguém entende os adolescentes...Ninguém entendeos envelhecentes... Ambos são irritadiços, se enervam com pouco. Acham que já sabem de tudo e não querem palpites nas suas vidas.
            Às vezes, um adolescente tem um filho: é uma coisa precoce. Às vezes um envelhecente tem um filho: umapós-coce.
            Os adolescentes não entendem os adultos e acham que ninguém os entende. Nós, envelhecentes, também não os entendemos. “Ninguém me entende” é uma frase típica de envelhecente.
            Quase todos os adolescentes acabam sentados na poltrona do dentista e no divã do analista. Os envelhecentes, também a contragosto, idem.
O adolescente adora usar uns tênis e uns cabelos. O envelhecente também. Sem falar nos brincos.
Ambos adoram deitar e acordar tarde.
O adolescente ama assistir a um show de um artista envelhecente (Caetano, Chico, Mick Jagger). O envelhecente ama assistir a um show de um artista adolescente.
A adolescência vai dos 10 aos 20 anos: a envelhecência vai dos 45 aos 60. Depois sim, virá a velhice, que nada mais é que a maturidade do envelhecente.
Daqui a alguns anos, quando insistirmos em não sair da envelhecência para entrar na velhice, vão dizer:
----- É um eterno envelhecente!
Que bom.
(O Estado de S. Paulo, 1993)

13. O narrador do texto II insere-se na faixa da
a) adolescênciab) envelhecência  c) maturidade    d) juventude
14. Como o texto define o conceito de “envelhecencia”?
15. Em “Os adolescentes não têm ideia do que vai acontecer com eles daqui a 20 anos. Os envelhecentes até evitam pensar nisso”, como se justifica o comportamento dos envelhecentes?
16. De acordo com o texto, quem é o “eterno envelhecente”?
17. Qual a semelhança entre os adolescentes mencionados nos dois textos?
18. Que passagem do texto identifica o destinatário do texto como sendo especialmente o envelhecente?
19. Cite uma passagem do texto em que adolescentes e envelhecentes adotam idêntico comportamento.
PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL
Como você depreendeu da leitura dos dois textos, cada idade tem as suas vantagens e desvantagens.
Escolha uma faixa etária e redija um texto em você apresente uma outra possibilidade (vantagens e desvantagens), sustentando a sua opinião com exemplos compatíveis a cada caso. Escreva de 20 a 25 linhas. Dê título ao seu texto e defina bem os parágrafos.


           

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